Notícias

.
2016.09.23
Blogue de Desenho visualizado no mural de Siza Vieira - 6.500 visualizações
.
.
.
.
2015.12.22
Blogue de Desenho partilhado 3.348 vezes

.
.
.
2015.11.28
Comentário de ex-alunas ao álbum de Desenho II partilhado no FaceBook
.
.
.
.
..................................................................................................................................
.
É P’RA AMANHÃ

Ana Torrie, Carlos Pinheiro, Marco Mendes, Miguel Carneiro e Nuno Sousa
Galeria da FAUP, 1 a 13 de Março de 2011.



A escolha dos autores que integram esta exposição assenta numa forte cumplicidade artística, ideológica e pessoal, que os fez envolver em múltiplos projectos desde o tempo em que eram colegas na Faculdade de Belas Artes do Porto, até ao presente. Projectos que envolveram mais artistas e que andavam muito em torno do desenho, da banda desenhada e da auto-publicação, passando pelos espaços alternativos que floresceram na década passada, no Porto. Alguns dos quais já cessaram, como o PêssegoPráSemana, o Senhorio, o Salão Olímpico, o Apêndice, a Caldeira 213, o Wasser Bassin e o In Transit, que na altura vieram agitar o meio artístico e a vida cultural da cidade. Estes e outros artistas, como o Arlindo Silva, a Carla Filipe, ou a Isabel Carvalho, só para nomear alguns, tinham em comum o facto de assumirem o desenho como algo central para a sua obra, não obstante as incursões ou os cruzamentos com outras áreas, como a pintura, a escultura, o vídeo, a instalação, a performance e a música. O desenho como um fim em si mesmo, e não apenas como um meio ou uma linguagem para pensar ou projectar fosse o que fosse. Hoje será relativamente pacífico dizer-se que esta geração de artistas emergentes no Porto é em grande parte uma geração de desenhadores. Esta mostra permite conhecer alguns deles, e a forma como utilizam o desenho para criar narrativas, desde o esboço ou esquisso mais rudimentar, até à obra finalizada. Proporcionando deste modo o entendimento sobre as várias fases do processo criativo, os seus avanços e recuos.


Imagens da Inauguração e conversa com os artistas



Biografias

Ana Torrie: Porto, 1982. Licenciada em Artes Plásticas – Escultura pela FBAUP. Membro do colectivo artístico “Senhorio” desde 2004, no qual tem participado na produção e publicação de vários fanzines ligados à área do desenho, bd e ilustração: “C(r)oquete”; “Busto”; “Álbum de Família”; “Mister”; “Grande Prémio de Desenho”; “A maldição do Monte da Mina”. Tem desenvolvido nos últimos anos trabalhos na área da Gravura e Ilustração.

Carlos Pinheiro: Porto, 1981, Em 2004 Licencia-se em Escultura pela FBAUP e participa na fundação do colectivo artístico “Senhorio”, onde realizou vários fanzines ligados à área do desenho, bd e ilustração. Trabalha com a galeria MCO – Arte Contemporânea, Porto. Actualmente lecciona a disciplina de Desenho na ESMAE e é membro fundador do Clube de Desenho.
URL: lobodomato.wordpress.com | sisifofeliz.wordpress.com/

Marco Mendes: Coimbra, 1978. Licenciado pela FBAUP em 2001, em artes gráficas. Autor de banda desenhada, ilustrador, artista plástico e docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e do Curso de Licenciatura em Banda Desenhada e Ilustração da Escola Superior Artística de Guimarães (ESAG), desde 2006. Docente do curso de Design da Universidade de Aveiro, desde 2010. Fundador, juntamente com Miguel Carneiro, do projecto artístico e editorial A Mula, responsável por inúmeras publicações, exposições colectivas e workshops, a funcionar desde 2005. Em 2008 publicou o seu livro Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas, editado pela Plana Press. Prepara para 2011 o lançamento de Diário Rasgado, uma novela gráfica com o selo da mesma editora.
URL: diariorasgado.blogspot.com | osgajosdamula.blogspot.com

Miguel Carneiro: Porto, 1980. Artista plástico, ilustrador e autor de banda desenhada. Formado em Artes Plásticas—Pintura pela Fbaup, em 2004. Foi membro fundador do projecto PÊSSEGOPráSEMANA(2001-2007). Participou e organizou várias exposições colectivas. Responsável pela edição e publicação dos fanzines EX-MAN e Bom-Apetite (c/ João Marçal). Em 2004 criou, juntamente com Marco Mendes, o colectivo editorial e artístico A Mula (Ed. Estou Careca e a Minha Cadela Vai Morrer, Cospe Aqui, Qu’Inferno, etc.). Docente no curso superior de B.D. e Ilustração na ESAP-Guimarães entre 2006 e 2009. Estágio na editora Le Dernier Cri (Marselha) durante 4 meses no ano de 2009. Membro fundador, juntamente com Dayana Lucas e Von Calhau, da Oficina de Serigrafia Arara.
URL: senhorpinhao.blogspot.com/ osgajosdamula.blogspot.com/

Nuno Sousa: Nascido no Porto em 1979. Mestre em Ensino de ArtesVisuais pela FBAUP/ FPCEUP. Licenciado em Artes Plásticas – Escultura pela FBAUP. Membro fundador do colectivo Senhorio, participando desde 2004 na produção e publicação de vários fanzines: “Barba”, “Pingue”, “Busto”, “Mister”, “Não me contes o fim – Eles Morrem Todos!”, “Formigueiro”, “Grande Prémio de Desenho”. Expõe regularmente desde 2005. Integra como compositor e intérprete os projectos musicais: Stowaways, Sr Doutor e João Peludo e a Orquestra Sonâmbula. Leccionou, no ano ano lectivo de 2009/2010 a disciplina de Desenho I, na FAUP. Actualmente lecciona a disciplina de Projecto I na Licenciatura de BD/Ilustração na ESAP Guimarães.
URL: http://sorvedouro.wordpress.com/

.
.
.
.
.